Outras Iniciativas

Fóruns de Desenvolvimento Local e ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU)

Os Fóruns de Desenvolvimento Local e ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU) têm o objetivo de introduzir os ODM no planejamento de políticas públicas dos municípios participantes, bem como de instrumentalizá-los com uma metodologia de implantação municipal dos ODM desenvolvida em parceria com o PNUD. Com esse objetivo foi criada a primeira cartilha de localização dos ODM e realizados Fóruns de Desenvolvimento Local em cada uma das cidades, com a participação dos parceiros.

Quando: 2007

Onde: 4 municípios do Estado de São Paulo: São Carlos, Sorocaba, Santos e Guarulhos

Parceiros: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e prefeituras das cidades participantes

Casa dos Conselhos Parauapebas (PA)

Quando: 2008

Onde: Parauapebas (PA)

Parceiros: Guanandi (W Torre) e prefeitura de Parauapebas

O que: o projeto teve início com o diagnóstico sócio-econômico do município, inclusive identificando os conselhos municipais existentes, inexistentes, ativos e inativos, a partir do qual foi planejado e realizado sob medida um programa de capacitação de técnicos e gestores municipais, com participação dos conselhos de direito, com foco em avaliação e planejamento de políticas públicas. O diagnóstico contemplou um amplo levantamento da situação do município à luz dos indicadores e metas do ODM, gerando como resultado um relatório sócio econômico que serviu de subsídio para a própria reavaliação do PPA e do Plano Diretor. Como resultado, foi criada no município a Casa dos Conselhos, por meio da qual todos os conselhos municipais de direito devidamente capacitados passaram a se reunir mensalmente, com o objetivo de definir prioridades e planejar melhorias nas políticas públicas de forma transversal, utilizando como base os resultados do relatório situacional do município frente aos ODM. Segundo a administração pública, a iniciativa foi relevante e pioneira no município.

Desenvolvimento de capacidades em Barro Alto (GO)

Quando: 2009

Onde: Barro Alto (GO)

Parceiros: Anglo American e prefeitura de Barro Alto

O que: apesar da significativa arrecadação da prefeitura em decorrência da atividade econômica da Anglo American, o município apresentava enorme déficit socioambiental. O projeto iniciou com o diagnóstico sócio econômico do município, por meio de entrevistas junto a gestores e técnicos municipais, lideranças comunitárias formais e informais, conselhos de direito, além do levantamento de dados secundários e das capacidades da administração pública local. A partir do diagnóstico, foi desenvolvido sob medida um programa de capacitação com foco em planejamento e avaliação de políticas públicas junto aos técnicos da prefeitura. O tema saúde foi definido como prioridade, devido à total falta de infra-estrutura pública para atender a população.

Projeto Oficina na Piscina

Quando: 2008 até 2012

Onde: São Paulo/SP

Parceiros: Prefeitura de São Paulo/SP

O que: inserido no programa Clube Escola da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, o projeto Oficina na Piscina utiliza o pólo-aquático, uma modalidade esportiva ainda pouco conhecida no Brasil, como ferramenta para a educação e formação de valores. As aulas são oferecidas a alunos entre 10 e 16 anos, preferencialmente matriculados em escolas públicas do entorno dos Clubes. O projeto pedagógico do Oficina na Piscina oferece a capacitação e o acompanhamento dos professores e assistentes técnicos, estimulando nas crianças a valorização do respeito, da coletividade, da disciplina e do trabalho em equipe, além de representar uma fonte de identificação de novos talentos para a modalidade. São mais 1.200 crianças participantes, em 15 unidades da prefeitura, sendo que mais de 20 delas foram contratadas por clubes profissionais.