O Ecoviver, viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias, realiza workshop sobre a Sustentabilidade, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Jornada Ecoviver, com o apoio da Secretaria de Educação do munícipio. Desde 2006, o projeto atua em escolas públicas e, neste ano, estará presente em 24 cidades, nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul promovendo formação aos professores e acompanhamento pedagógico. O projeto visa ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando a formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com questões socioambientais.

Em 2018, a sustentabilidade continua sendo o fio condutor do primeiro workshop do projeto e traz o conteúdo sobre este tema com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, desenvolvido pela ONU. Durante o workshop serão abordados os 17 ODS e também como desenvolver as etapas da Jornada Ecoviver com os alunos dentro da perspectiva de arte, educação e cidadania ativa.

A proposta metodológica do projeto, Jornada Ecoviver, é um jogo com etapas para que a turma consiga alcançar a realização de um projeto ou ações em sua escola. O desafio dos professores e alunos envolvidos será o de buscar alternativas para transformar a escola em um território mais sustentável e criar uma peça teatral alinhada ao tema trabalhado pelo grupo a ser apresentada no encerramento do projeto.

Na região sob concessão da Ecovias, foram firmadas parcerias com as Secretarias de Educação de Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo e Diadema.

O Projeto vai percorrer o circuito de workshops nas seguintes cidades:

SP: Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Caçapava, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo e Diadema.

RJ: Rio de Janeiro e Niterói.

ES: Viana e Guarapari.

PR: Paranaguá e São José dos Pinhais, Cascavel, Nova Laranjeiras e Guaraniaçu.

RS: Rio Grande, Pelotas, Canguçu, Capão do Leão e Jaguarão.