Sobre o INDES

Empoderar pessoas para construir uma sociedade mais justa e sustentável é a nossa missão.

O Instituto para o Desenvolvimento Sustentável – INDES é uma associação sem fins de lucro qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em maio de 2005 com o objetivo de integrar esforços do primeiro, segundo e terceiro setores, a partir de uma visão sistêmica e voltada ao ser humano. Para isso,  adota metodologias que priorizam processos legítimos e replicáveis de transformação, em detrimento de soluções superficiais ou transitórias.

Desenvolve programas e projetos nas áreas de promoção social e cultural, adotando como linhas transversais a educação, a sustentabilidade e os direitos humanos.

Nos últimos anos vem desenvolvendo e apoiando inúmeras iniciativas em vários Estados brasileiros, como o Ecoviver (atualmente em 24 cidades), o Bem Querer Mulher (programa referência no enfrentamento da violência contra a mulher), a Kaleydos (referência no segmento de negócios sociais em parceria com o Instituto Jatobas), o Retratos de Superação, em parceria com a ABRALE, a Casa de Cidadania e Cultura, dentre outras iniciativas, contando com uma equipe multidisciplinar com vasta experiência.

Áreas de atuação:

Educação para sustentabilidade: objetiva formar pessoas mais preparadas para lidar com os novos desafios da sociedade e do planeta, por meio de projetos de mudança do entorno, junto a escolas públicas e comunidades de baixa renda, integrando esforços de governos e empresas locais. Atualmente, seu maior projeto é o Ecoviver Teatro, que desde 2006 já formou mais de 10 professores em 25 cidades, envolvendo diretamente mais de 3000 escolas e 300 mil crianças em projetos de mudança do entorno.

Direitos humanos: objetiva acolher, orientar e empoderar pessoas em situação de alto risco social, promovendo parcerias e fortalecendo organizações locais em regiões com alto índice de violência e baixo IDH. Atualmente, seu programa de maior destaque no segmento é o Bem Querer Mulher, que empodera e devolve dignidade e autoestima a mais de 2 mil mulheres vítimas de violência por ano.

Esporte e cultura: objetiva usar o esporte e as manifestações culturais como ferramentas de formação de valores e de desenvolvimento de capital humano e social, especialmente junto a crianças e jovens de baixa renda, por meio de projetos que utilizam as Leis de Incentivo Fiscal em nível federal e estadual. Atualmente, o projeto de maior destaque é o Ecoviver Teatro, viabilizado pela Lei Rouanet Artigo 18, de incentivo federal à Cultura.

Negócios de impacto: o INDES criou um fundo de investimento em negócios inovadores que contribuem para os ODS da ONU (Agenda 2030), em parceria com o Instituto Jatobas (eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil que atua com foco em desenvolvimento sustentável), e Kaleydos, uma plataforma de investimento, gestão e desenvolvimento de negócios de impacto.

NAPP – Núcleo de Apoio a Políticas Públicas: com foco no fortalecimento das políticas e da gestão pública em nível local e regional.