Outras Iniciativas

Projeto Tempo de Despertar

Quando: 2019 a 2021/SP

Onde: São Paulo/SP

Parceiros: Prefeitura de São Paulo/SP e Instituto Justiça de Saia

O que: Projeto idealizado e coordenado pela promotora de Justiça Gabriela Manssur tem como alvo homens que estão respondendo a inquérito policial, procedimento de medidas protetivas, prisão em flagrante e/ou processos criminais em andamento por agressões a mulheres. Tem o objetivo de reduzir a reincidência da prática deste tipo de crime, e tornou-se lei estadual. Eles participam de uma série de encontros, palestras e oficinas ministradas por especialistas. Dados estatísticos do Núcleo de Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher (Gevid) mostram diminuição da reincidência da violência de 65% para 2%. A partir de uma emenda parlamentar da deputada Adriana Ramalho, o INDES assinou Termo de Fomento com a Prefeitura de São Paulo para implantação do projeto, atuando na sua administração financeira, fiscal e controladoria. Saiba mais: justicadesaia.com.br

Plataforma Justiceiras

Quando: Em andamento

Onde: Brasil

Parceiros: Instituto Justiça de Saia

O que: Projeto idealizado e coordenado pela promotora de Justiça Gabriela Manssur, a plataforma Justiceiras visa a suprir a necessidade de canais e sistemas alternativos para combater e prevenir à violência de gênero. Para atender meninas e mulheres vítimas de violência doméstica, projeto busca reunir o maior número possível de mulheres voluntárias nas áreas do Direito, Psicologia e Assistência Social e Médica de todo o Brasil, para que acolham, apoiem e prestem orientação técnica à distância, por meio do atendimento virtual. Também há busca por mulheres que desejem compartilhar experiências de vida, profissional e que possuem empatia com o tema da violência contra a mulher, em exercício de solidariedade e esperança. O INDES, por meio do Programa Bem Querer Mulher é co-idealizador do projeto e atua na sua administração financeira, fiscal e controladoria. Saiba mais: justiceiras.org.br

Projeto Oficina na Piscina

Quando: 2008 até 2012

Onde: São Paulo/SP

Parceiros: Prefeitura de São Paulo/SP

O que: inserido no programa Clube Escola da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, o projeto Oficina na Piscina utilizava o pólo-aquático, uma modalidade esportiva ainda pouco conhecida no Brasil, como ferramenta para a educação e formação de valores. As aulas eram oferecidas a alunos entre 10 e 16 anos, preferencialmente matriculados em escolas públicas do entorno dos Clubes. O projeto pedagógico do Oficina na Piscina oferecia a capacitação e o acompanhamento dos professores e assistentes técnicos, estimulando nas crianças a valorização do respeito, da coletividade, da disciplina e do trabalho em equipe, além de representar uma fonte de identificação de novos talentos para a modalidade. Foram mais 1.200 crianças participantes, em 15 unidades da prefeitura, sendo que mais de 20 delas foram contratadas por clubes profissionais.

Casa dos Conselhos Parauapebas (PA)

Quando: 2008

Onde: Parauapebas (PA)

Parceiros: Guanandi (W Torre) e prefeitura de Parauapebas

O que: o projeto teve início com o diagnóstico sócio-econômico do município, inclusive identificando os conselhos municipais existentes, inexistentes, ativos e inativos, a partir do qual foi planejado e realizado sob medida um programa de capacitação de técnicos e gestores municipais, com participação dos conselhos de direito, com foco em avaliação e planejamento de políticas públicas. O diagnóstico contemplou um amplo levantamento da situação do município à luz dos indicadores e metas do ODM, gerando como resultado um relatório sócio econômico que serviu de subsídio para a própria reavaliação do PPA e do Plano Diretor. Como resultado, foi criada no município a Casa dos Conselhos, por meio da qual todos os conselhos municipais de direito devidamente capacitados passaram a se reunir mensalmente, com o objetivo de definir prioridades e planejar melhorias nas políticas públicas de forma transversal, utilizando como base os resultados do relatório situacional do município frente aos ODM. Segundo a administração pública, a iniciativa foi relevante e pioneira no município.

Desenvolvimento de capacidades em Barro Alto (GO)

Quando: 2009

Onde: Barro Alto (GO)

Parceiros: Anglo American e prefeitura de Barro Alto

O que: apesar da significativa arrecadação da prefeitura em decorrência da atividade econômica da Anglo American, o município apresentava enorme déficit socioambiental. O projeto iniciou com o diagnóstico sócio econômico do município, por meio de entrevistas junto a gestores e técnicos municipais, lideranças comunitárias formais e informais, conselhos de direito, além do levantamento de dados secundários e das capacidades da administração pública local. A partir do diagnóstico, foi desenvolvido sob medida um programa de capacitação com foco em planejamento e avaliação de políticas públicas junto aos técnicos da prefeitura. O tema saúde foi definido como prioridade, devido à total falta de infra-estrutura pública para atender a população.

Fóruns de Desenvolvimento Local e ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU)

Os Fóruns de Desenvolvimento Local e ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU) têm o objetivo de introduzir os ODM no planejamento de políticas públicas dos municípios participantes, bem como de instrumentalizá-los com uma metodologia de implantação municipal dos ODM desenvolvida em parceria com o PNUD. Com esse objetivo foi criada a primeira cartilha de localização dos ODM e realizados Fóruns de Desenvolvimento Local em cada uma das cidades, com a participação dos parceiros.

Quando: 2007

Onde: 4 municípios do Estado de São Paulo: São Carlos, Sorocaba, Santos e Guarulhos

Parceiros: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e prefeituras das cidades participantes